Cases

Edelman

image

Desafio


• Demanda de desenvolvimento de campanha de comunicação sobre “trabalho voluntário” para empresa de produto.

• Pesquisa realizada pelo IBOPE, em âmbito nacional, para embasar a campanha constata enorme dificuldade de compreensão da categoria “voluntário” e seu grande afastamento em termos de percepção da categoria “solidariedade”.


Solução proposta


• Proposta de leitura dos dados quantitativos com base na compreensão de aspectos de cultura brasileira.

• Compreensão das razões culturais que levavam à dificuldade de percepção mais clara e positiva da ideia de “voluntariado” e compreensão da natureza da “solidariedade” como percebida pelos atores sociais.

• Interpretação qualitativa dos dados quantitativos com base nesta reflexão cultural.

• Definição de caminhos possíveis para aproximação dos dois universos de sentido.


Resultado


• Discussão com a área de marketing da empresa que havia solicitado a campanha com base nas interpretações culturais.

• Sugestão de caminhos e estratégias de discurso que facilitassem a compreensão de parte dos diferentes públicos.

• A campanha foi realizada e obteve ótimos resultados.